terça-feira, 27 de abril de 2010

Pedale

Existe mais um argumento favorável para se andar de bicicleta que poucos conhecem, e não vou falar de meio ambiente, saúde nem redução de custos, apesar de todos esses fatores serem importantes também ao se optar pela bicicleta.

Um dos grande motivos pelo qual eu mesmo sempre escolho a bicicleta sempre que possível, é o fato de que este é o transporte mais livre entre todos os disponíveis numa cidade brasileira. Qualquer transporte público passa uma experiência terrível ao consumidor: preços altos, super lotação, falta de segurança, falta de conforto, atrasos, enfim...paga-se caro por um serviço muito, mas muito ruim. O motivo disso poucos conhecem, é a regulação exercida pelo governo sobre os transportes públicos. Caso ela não existisse, qualquer empresa poderia atuar no mercado, não somente as autorizadas pelo governo, e isso, obviamente melhoraria a qualidade do serviço e faria com que os preços despencassem.

Com carro é ainda pior, pois além de pagar mais de 50% do valor dele para o governo ao comprá-lo, o proprietário tem que arcar com impostos anuais (IPVA e afins) para continuar sendo "dono" do carro. Não bastando isso, ainda há a tal "renovação" da carteira de motorista e o preço "salgado" da gasolina, outro monopólio do governo.

A bicicleta, portanto, é o único transporte onde o governo só te rouba na hora que você a compra, afinal também há impostos sobre o preço dela, mas pelo menos não é preciso pagar para manter a posse nem para abastecê-la. Por isso que a minha maior regra ao me locomover é escolher sempre a bicicleta. Ônibus ou carro, somente quando não tem jeito mesmo.
 Por Sidnei Santana
BrasilLibertario

Nenhum comentário:

Postar um comentário