quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sustentabilidade – Você sabe do que se trata?

Ouvimos o termo sustentabilidade em todos os lugares que vamos, mas pouquíssimas pessoas sabem realmente do que se trata.


A sustentabilidade abraça vários níveis de organização, do seu vizinho a todo o planeta.

O conceito de sustentabilidade é explorar as áreas ou o uso de recursos, sendo eles naturais ou não, do planeta de uma forma que não prejudique muito o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas, bem como a biosfera, ou ecosfera, do qual dependem para existir. Está relacionado com os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Seu objetivo é representar a civilização e atividade humanas de tal forma que possam preencher suas necessidades e expressar sua capacidade no presente e, ao mesmo tempo, preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, e mantendo esses ideais através de planejamentos e ações.
Muitos dizem que ser e ter uma atitude sustentável, além de difícil, é economicamente inviável, mas não é bem assim. A aplicação de práticas sustentáveis em extração vegetal, agricultura em larga escala, fabricação de papel e celulose, entre outras, revelou-se economicamente viável e em muitos casos trouxe um fôlego financeiro extra.

Então você me pergunta: “Como ter uma atitude sustentável em casa?”.
- Construa e instale coletores de água de chuva e armazene-as para aproveitamento em limpeza e descargas sanitárias;
- Aplique a reciclagem aos resíduos orgânicos que normalmente iriam para o lixo, eles podem ser objetos de compostagem (conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos) para a fabricação de adubos em residências ou casa de material para jardinagem.
- Recicle plásticos, latas e outros resíduos sólidos que iriam para o lixão ou parar nos rios e cursos d’água.
- Economize nos gastos com energia elétrica e outros combustíveis.
Essas atitudes geram economia, empregos, e ainda colaboram para um mundo melhor.

No entanto, é necessário adotar as práticas como cultura, como parte do seu cotidiano, dessa forma suas atitudes sustentáveis serão tão naturais quanto escovar os dentes.

Fernando Assad Abdalla
Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário