quinta-feira, 8 de abril de 2010

A insustentável sustentabilidade de Curitiba


"A "nossa" Curitiba faturou no dia de hoje o Globe Award Sustainable City, uma espécie de Oscar entre as cidades de todo o mundo que mostra em qual delas existe a maior preocupação no desenvolvimento de atitudes sustentáveis, por mais abstrato e a esmo que tal termo seja hoje utilizado. Carros, latas de cerveja, shows de pagode, praticamente tudo é sustentável. Até as cidades.
O prêmio é uma iniciativa da Globe Forum, uma organização parecida com a empresa do Danilo D'Avilla, que faz concursos de todos os tipos nos quais todos saem ganhando, de um jeito ou de outro. Desta vez foi Curitiba, curiosamente no ano em que o ex-prefeito da cidade abandona o cargo para concorrer ao governo do estado. Ok, pode ser coincidência, ainda mais que os deuses do Olimpo parecem já ter decidido quem será o próximo governador. Só falta combinar com o povo, diria aquele político famoso que esqueci o nome...
Coincidência ou não, fato concreto (até o concreto hoje em dia é sustentável) é que os jurados que escolheram Curitiba como a cidade mais sustentável do mundo devem estar de brincadeira. Pois vejam os senhores os itens avaliados por eles para chegarem na escolha da campeã: preservação de recursos naturais, bem-estar e relação social nas cidades, inteligência e inovação nos projetos e programas, cultura e lazer, transporte, confiança no setor público e gerenciamento financeiro e patrimonial. Será que não existe nenhuma cidade melhor?
Parem o mundo da hipocrisia que eu quero descer. Curitiba é uma cidade boa de se viver, se compararmos com Bagdá, Cabul e Rio de Janeiro, mas para ser a mais sustentável do mundo é um pouco exagerado. Será que os jurados viram a Curitiba de verdade ou a Curitiba que a propaganda da prefeitura mostra e quer nos empurrar gola abaixo como sendo a realidade? Lá sim, tudo é lindo e maravilhoso. Os ônibus chegam no horário certo, não existem assaltos, as pessoas são bem tratadas nos serviços municipais, não existem crianças sem creche... enfim, uma conversa para boi dormir e inglês ver.
Inglês, japonês, alemão, sueco, o mundo inteiro acha que Curitiba é uma maravilha. Pois que venham até aqui conhecer a realidade. A insustentável Curitiba, uma cidade vítima do auto-engano e da ganância de uns e outros, que dizem a amar mas abandonam o barco sem o menor dos pudores.
Curitiba é sustentável? Só se pensarmos na turma que se mantém sustentando-se nas gordas tetas do cofre da prefeitura e das benésses que existem ao ser amigo do rei. Uma realidade que se sustenta de longa data, e sem previsão do fim.
Enquanto Curitiba continuar ganhado prêmios mentirosos, a massa está domada. As mentiras sustentam a ilusão de estarmos vivendo na Capital Ecológica. Curitiba ganha mais um prêmio, já havia recebido um outro troféu inútil qualquer no começo do ano.
Comemore! Seja um idiota sustentável, sustentando a situação que nos deixa na mesma desgraça. Enquanto brindam a glória com champagne, a realidade é a fila do Interbairros, a calçada esburacada e a sensação de poder ser assaltado na próxima esquina. "
 
Ainda deve ser Primeiro de Abril neh!?!?!
ou é piada ou mentira!
 
Fonte: Cápsula Curitibana

Nenhum comentário:

Postar um comentário