sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lançado programa de incentivo à leitura em Curitiba

O prefeito Luciano Ducci lançou nesta sexta-feira (16) o programa Curitiba Lê, de incentivo ao hábito da leitura, e inaugurou a Casa da Leitura Paulo Leminski, a terceira da cidade. "O acesso dos curitibanos à cultura, em todos bairros de Curitiba, é uma das grandes prioridades da Prefeitura", disse Luciano Ducci.
O lançamento do programa também foi marcado pela inaugurada da primeira Estação da Leitura, no Terminal do Pinheirinho, que funcionará como posto de atendimento para empréstimo gratuito de livros.
Na entrega da Casa da Leitura, na rua Padre Gaston, CIC, Luciano Ducci disse que os curitibanos terão com o Curitiba Lê maior acesso aos livros e, assim, criar o hábito a leitura. "Este programa é mais um ganho para a cidade na área cultural. São várias ações de incentivo à leitura, como a criação de 13 Casas da Leitura", disse o prefeito.
O programa Curitiba Lê prevê um conjunto de ações para aumentar os índices de leitura entre crianças, jovens e adultos. Além da criação de novos espaços, fazem parte do programa oficinas literárias e os ciclos de leitura já oferecidos pela Prefeitura.
"São atividades que orientam o leitor, incentivam o gosto pelos livros e mostram a literatura como fonte de lazer e reflexão", afirmou o presidente da Fundação Cultura de Curitiba, Paulino Viapiana. "Os índices de leitura no Brasil são baixos. Com o Curitiba Lê queremos contribuir para reverter essa situação, eliminando barreiras e deixando o livro mais perto dos leitores", disse.
A filha do escritor Paulo Leminski, Aurea Leminski, participou da inauguração da Casa da Leitura na CIC e disse que a família ficou emocionada com a homenagem ao pai. "Queremos doar mais livros da obra produzida pelo meu pai, para que seja guardada aqui como memória da produção de Paulo Leminski", disse Aurea. O vereador Felipe Braga Cortes acompanhou o lançamento do programa.
Vizinho da nova Casa da Leitura, o aposentado Ataliba Paiva, 80 anos, elogiou o equipamento. "É vital para a formação cultural dos jovens. Não sou um homem de muitas leituras. Mas, mesmo assim, fiz questão de acompanhar toda a obra de construção da Casa da Leitura, porque sei que este é um espaço que vai formar os futuros curitibanos", disse.
Outra moradora contente com o novo equipamento, é a dona de casa, Eunice Sonia Wigerter. Ela disse que a Casa da Leitura será um espaço frequentado por toda sua família. "Tenho dois filhos e vou ir todo dia pegar um livro novo, porque assim vou aprender mais da vida", disse.
Curitiba Lê - O lançamento do Curitiba Lê é acompanhado da ampliação do acervo de obras disponíveis em todas as unidades. A lista de livros adquiridos foi avaliada e validada por uma comissão formada pelos escritores e críticos literários Paulo Venturelli, Rogério Pereira, José Castello, Affonso Romano de Sant'Anna, Jason Prado e Eliana Yunes.
A Casa da Leitura Paulo Leminski é a terceira a ser aberta, mas todas as outras bibliotecas mantidas pela Fundação Cultural de Curitiba também ampliaram seus acervos, receberam melhorias físicas e estão sendo transformadas em Casas da Leitura. Serão abertas mais 10 unidades. As primeiras inauguradas foram a Casa da Leitura Manoel Carlos Karam, no Parque Barigui, e a Casa da Leitura Augusto Stresser, no Parque São Lourenço.
Livros nos terminais - A criação da Estação da Leitura nos terminais de ônibus é uma iniciativa inédita. Elas funcionam como postos de atendimento para empréstimo de livros, o que será feito de forma bastante simples, gratuitamente e sem burocracia. Para emprestar um livro, basta apresentar um documento de identificação e informar, sem comprovação, o endereço.
A primeira Estação da Leitura, noTerminal do Pinheirinho, funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, e sábados das 6h30 às 14h. A Estação terá dois terminais de computadores disponíveis ao público para consulta do acervo local e de acervos localizados em outras unidades da Fundação Cultural. Não há carteiras de usuários. O livro poderá ser devolvido em qualquer uma das Estações ou Casas da Leitura.
Ciclos de leitura - Fazem parte ainda do programa Curitiba Lê todas as ações que a Fundação Cultural já desenvolve no campo da literatura. Entre elas estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores, além de cursos e oficinas literárias.
A Fundação Cultural também promove em seus espaços rodas de leitura e sessões de contação de histórias.  As Casas da Leitura têm a proposta de funcionar como um centro de estudos e pesquisas voltado à leitura, não só do ponto de vista da promoção do hábito de ler como das discussões teóricas sobre os mecanismos e as formas de incentivo.
Nesse sentido, elas também são palco de cursos, seminários e conferências voltados a agentes multiplicadores e incentivadores, como é o caso dos professores da rede municipal de ensino, contadores de histórias, arte educadores e voluntários. 

Casas da Leitura - endereços e horário de funcionamento:

>> Casa da Leitura Augusto Stresser
Centro de Criatividade de Curitiba - Rua Mateus Leme, 4.700 - Parque São Lourenço - Fone: 3254-6802
Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Domingos, das 10h às 17h30.

>> Casa da Leitura Manoel Carlos Karam
Rua Batista Ganz, 453 - Parque Barigüi - Fone: 3240-1101
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30. Domingos, das 10h às 17h30.

>> Casa da Leitura Paulo Leminski
Rua Padre Gaston, s/n° - Cidade Industrial - Fone: 3212-1402
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h.

>> Casa da Leitura Jamil Snege
Rua da Cidadania da Fazendinha - Rua Carlos Klentz, s/nº - Fazendinha - Fone: 3350-3973
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

>> Casa da Leitura Maria Nicolas
Rua da Cidadania de Santa Felicidade - Rua Santa Bertila Boscardim, 213 - Santa Felicidade - Fone: 3374-5017
Segunda a sexta-feira, das 9h as 12h e das 14h às 18h

>> Casa da Leitura Walmor Marcelino
Rua Lupianópolis, 12 - Vila Tecnológica - Bairro Novo - Fone: 3298-6319
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

>> Casa da Leitura Wilson Martins
Rua da Cidadania do Boqueirão - R. Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Boqueirão - Fone: 3313-5512
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h

>> Casa da Leitura Osman Lins
Rua da Cidadania do Pinheirinho - Av. Winston Churchil, s/nº - Fone: 3212-1514
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

>> Casa da Leitura Franco Giglio
Rua Jerônimo Durski, 1039 - Bigorrilho - Fone: 3240-1102
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

>> Casa da Leitura Hilda Hilst
Rua Rodolfo Senff, 223 - Jardim das Américas - Fone: 3361-2303
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

>> Casa da Leitura Miguel de Cervantes
Praça Espanha - Rua Carlos de Carvalho, s/nº - Batel - Fone: 3321-2821
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Sábado, das 10h às 18h.

>> Casa da Leitura Nair de Macedo
Rua da Capitania, 57 - Guabirotuba - Fone: 3296-3312
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
>> Casa da Leitura Dario Vellozo
Praça Garibaldi, 7 - Centro - Fone: 3321-3268
Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h

>> Estação da Leitura Pinheirinho
Terminal do Pinheirinho
Segunda a sexta-feira, das 6h30 às 20h30, sábados das 6h30 às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário