O modelo é equipado com motor 1.0 calibrado apenas o uso do etanol (E100). Ele conta com a tecnologia start/stop, que desliga o motor do veículo quando durante as paradas, por exemplo, em um semáforo, e religa automaticamente o motor quando o pedal da embreagem for acionado. Segundo a Fiat, o mecanismo gera uma economia de combustível em torno de 5% em trânsito urbano.
O teto solar do protótipo é outro item a favor da economia de combustível. Semelhante ao Sky Dome do Fiat Punto, o teto solar possui células fotovoltaicas no painel posterior para auxiliar na carga da bateria, reduzindo a necessidade de geração de energia por parte do motor. Esse teto foi projetado para gerar uma potência elétrica de 35W, considerando exposição de 8 horas diárias ao sol durante 30 dias.
16,5 kg de material renovável
Entre as mudanças de materiais estão o uso de bagaço de cana-de-açúcar nas peças plásticas, que reduziu o peso do veículo em 8% em relação a uma peça convencional. Já os bancos são de fibra de coco e látex, que evitam o uso de 7 kg de poliuretano (substância derivada do petróleo) no veículo. Além disso, os materiais são renováveis e recicláveis.
Fiat Uno Ecology tem revestimento de bancos e tapetes de PET reciclado
O Uno Ecology ainda traz revestimento dos bancos e tapetes com tecidos a partir de PET reciclado. Segundo a fabricante, utiliza-se cerca de 30 garrafas por veículo.
De acordo com a Fiat, estas pesquisas podem representar uma substituição de quilos de matérias prima que hoje têm como a origem o petróleo por fontes renováveis. No total, foram 16,5 kg de material renovável aplicados no protótipo.
Teto solar auxilia na carga da bateria
Fonte: gazetaweb.globo.com
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