sexta-feira, 18 de junho de 2010

Copel participa de feira de reciclagem em Curitiba

Com o mote “recicle seus conceitos, pratique o desenvolvimento sustentável e amplie seus negócios”, a 5a edição da Feira Brasileira de Reciclagem, Preservação e Tecnologia Ambiental (ReciclAção) vai discutir até este sábado (19) em Curitiba temas como reciclagem agrícola, gestão ambiental, saneamento ambiental e o mercado de reciclagem. Além disso, 81 empresas montaram estandes para mostrar seus trabalhos na área ambiental. Entre elas está a Copel, que levou à Feira suas práticas de gestão dos resíduos resultantes de todas as etapas da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, além das formas de geração de energia por meio de matrizes alternativas que estão em estudo pela Companhia.

“Cada vez mais vemos o quanto a indústria e os empreendedores estão reciclando e fazendo o ciclo da vida evoluir, criando sustentabilidade”, comemorou a diretora de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel, Marlene Zannin. “Como é bom trabalhar em algo que faz bem para todo mundo”, prosseguiu. “Fazer parte desse time é importante porque ele cresce a cada momento, e eu espero que ele se torne o time de toda a humanidade”.

A 5a edição da ReciclAção está sendo realizada com o apoio do Governo do Paraná e de instituições como a Copel e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

ORIGEM - O secretário de Meio Ambiente de Curitiba, José Antonio Andreguetto, lembrou a origem desta Feira, que começou como um evento paralelo à 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8) e à 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança (MOP-3), que aconteceram em 2006 na Capital. “Ela acabou se tornando uma ótima oportunidade para mostrar que é possível avançar na busca da sustentabilidade”.

Este ano, a ReciclaAção recebeu pela primeira vez o Certificado de Neutralização de Emissão de Carbono pela Oscip Mata Atlântica e Sustentabilidade (Prima), que fez as medições no ano passado.

EVENTOS SIMULTÂNEOS - A Feira começou com uma palestra do diretor da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Maurício Messias, com o tema “Estratégias para um desenvolvimento sustentável”. Até sábado, acontecerão dois cursos – Introdução ao Mercado da Reciclagem e Conduta Preventiva no Transporte de Produtos Perigosos –, dois seminários – o 3o. Seminário de Saneamento Ambiental e o 2o. Seminário de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas – e ainda um simpósio – o 2o. Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola de Resíduos de Origem Rural, Urbana e Industrial. “Um dos problemas mais graves que vivemos hoje é a poluição do solo e da água e isso tem tudo a ver com reciclagem”, afirmou o Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Luiz Antonio Lucchesi, ao comentar sobre o simpósio. “É preciso resolver o problema dos poluentes”.
________________________________________
 Estande da Copel é destaque na ReciclAção

Primeiro o visitante lembra, ao se deparar com uma cozinha equipada com diversos eletrodomésticos, da importância da energia elétrica no seu cotidiano. Mas ao entrar no estande, o cenário muda e o visitante entra no mundo da geração, depois da transmissão e, por fim, da distribuição da energia elétrica. E ao terminar a visita, encontra uma maquete que mostra todo o contexto do que foi visto, do começo ao final. E tudo isso complementado com informações e exemplos práticos de todas as ações de gestão dos resíduos que são produzidos nestas etapas e com as ações ambientais promovidas pela Copel.

Ponto de partida: a Copel tem coleta seletiva em todas as suas unidades. Numa segunda etapa, a reciclagem é prática obrigatória na Companhia. Os medidores, por exemplo. A Copel usa tudo que é possível reaproveitar dos equipamentos antigos e só compra as peças de que realmente precisa. Postes quebrados e fios arrebentados, tudo é reciclado para que possa ser reaproveitado. O material resultante da poda das árvores também segue para compostagem, assim como todo o resto de alimentos. O óleo usado nos transformadores é reciclado, e em muitos equipamentos a Copel já está empregando óleo vegetal como isolante, que é menos poluente.

Todas estas etapas estão literalmente ilustradas no estande da Copel com miniaturas dos componentes que fazem parte da estrutura da rede elétrica. As ações ambientais da Companhia também estão caracterizadas: os estudos para o aproveitamento do potencial eólico, que consiste em gerar eletricidade a partir da força do vento, os cuidados para a proteção e preservação dos monos-carvoeiros da cara preta e o estudo com os diversos tipos de biocombustíveis que podem ser usados na geração de energia elétrica.

Igualmente tem espaço relevante no estande o trabalho de repovoamento dos reservatórios para o equilíbrio da fauna. “No Centro de Ictiologia instalado na Usina de Segredo, nós reproduzimos as cinco espécies de peixes mais ameaçadas no Estado e fazemos o monitoramento da qualidade da água nos reservatórios, garantindo a sobrevivência dos animais”, afirmou o técnico do Serviço de Monitoramento da Fauna e da Qualidade da Água da Copel, Dieter Penner.

A ReciclAção acontece no ExpoUnimed, na Universidade Positivo, na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 e a entrada é franca. O estande da Copel estará aberto à visitação nesta sexta das 14 às 21 horas e no sábado, das 13 às 19 horas.

De AgenciadeNoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário