quinta-feira, 6 de maio de 2010

Quais as dimensões da sustentabilidade?

"As constantes alterações climáticas, as crises no fornecimento de água, a poluição dos nossos rios, o crescimento desordenado nas cidades e a falta de consciência ecológica por parte da população brasileira trazem a reflexão sobre o meio ambiente e a sustentabilidade e a certeza de que, se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos deixará de existir.

Sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o meio ambiente, agora e no futuro. É atender às necessidades da geração presente sem afetar a capacidade das gerações futuras de suprir as suas, garantindo com isso um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Ao visualizarmos as dimensões da sustentabilidade, surge um questionamento: é possível conseguir com que a economia cresça sem destruir os recursos e o ambiente dos quais o futuro depende? Sim, é possível, desde que haja a garantia do poder público e da coletividade de que ações efetivas serão realizadas visando à qualidade de vida e ao equilíbrio ambiental.

Neste sentido, ao poder público é certo que políticas públicas que visem à conservação do meio ambiente e à sustentabilidade de projetos econômicos devem sempre ser a ideia principal e a meta a ser alcançada para qualquer governante.

Já a coletividade, todos os cidadãos devem ser constantemente ensinados e chamados à razão para os perigos ocultos nas intervenções mais inocentes que realizam no meio ambiente a sua volta e para a adoção de práticas que garantam a sustentabilidade de todos os seus atos e ações. Entre elas, destinar corretamente os resíduos domésticos, a proteção dos mananciais que se encontrem em áreas urbanas, a preservação das matas ciliares, o racionamento de água e luz e a prática de medidas simples que estabeleçam a cultura da sustentabilidade em cada família.

Deste modo, diminuindo-se os desperdícios, os despejos de esgoto doméstico nos rios e as demais práticas ambientais irresponsáveis, os danos causados ao meio ambiente serão drasticamente minimizados e a sustentabilidade dos assentamentos humanos e das atividades econômicas de qualquer natureza estará assegurada.

Tornar real o plantio de árvores, a reciclagem de lixo, a coleta seletiva, a utilização de sacolas ecológicas, o aproveitamento de partes descartadas dos alimentos como cascas, folhas e talos; assim como o desenvolvimento de cursos, palestras e estudos que orientem todos os cidadãos para a importância da participação e do engajamento nesses projetos e nas soluções simples para fomentar a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente.

Para finalizar, tenho que o mais importante de tudo é educar e fazer com que o cidadão comum entenda que tudo o que ele faz ou fará gerará um impacto no meio ambiente."
Fonte: ClicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário