segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pedalar em Curitiba

Amsterdam
Amsterdam
Curitiba (por bicicletada)
Curitiba (por bicicletada)
 
Não faz muito tempo foi publicado na Internet uma pesquisa de uma revista digital americana posicionando a cidade de Curitiba como a quarta melhor do mundo para se pedalar, a frente até de várias cidades européias.

 Isto é a tradução da justificativa para tal feito, comentada pela Revista Galileu:


“4. Curitiba, Brasil
Nós também entramos na lista. Conhecida pelo bom planejamento urbano, Curitiba também estimula o uso de bicicletas como transporte há mais de 40 anos. Tanto que a presença de ciclovias na cidade é claramente vista. Além da infraestrutura, existe uma comunidade ativista pró-bicicleta bem atuante, com o intuito de promover o uso da bike como alternativa ao congestionamento de carros.”

 Sou curitibano nato, me orgulho de minha cidade e gosto quando esta é citada como um bom exemplo de planejamento urbano e qualidade de vida. Mas desta vez exageraram. Acreditaram no que alguém, talvez com outros interesses, contou sobre nossa situação. Qualquer pesquisa mais aprofundada iria levantar que a situação não é bem assim. Está claro que não houve um trabalho mais apurado no levantamento de informações, perceba que no site original, para cada cidade citada no ranking, postaram uma foto com bicicletas, exceto para Curitiba.

 Se procurassem, os editores do site americano poderiam achar esta imagem da última ciclovia construida em Curitiba :

ciclovia_linha_verde ciclovia_sorocaba

  Vejam que belo “exemplo” de funcionalidade! Dá para comparar com o que foi feito em Sorocaba, na foto ao lado ?

 Sobre a situação e o enfoque dado pelos planejadores urbanos do governo para a questão da ciclomobilidade existe um artigo do site “O Eco” com uma pesquisa muito bem elaborada e que pode fornecer informações mais fidedignas e conclusivas sobre o que está sendo feito.  

Neste artigo, a autora coloca Curitiba como a cidade classificada em segundo lugar em “Quilometros de Ciclovias”, total de 120 km, atrás do Rio de Janeiro, 150 km, e em terceiro lugar no quesito “Ciclovias por habitante”, atrás de Vitória e Rio Branco. 

Mais de 100km de ciclovias é um belo número. Só não foi dito que estas ciclovias foram criadas há quase 40 anos, ligando os parques, e que nada mudou depois disto.  O famoso cicloturista Antonio Olinto, que deu a volta ao mundo de bicicleta na década de 90, iniciando por Curitiba, disse em uma palestra recente que ficou decepcionado por não ter visto melhorias desde aquela época.      

  Cicloativistas que somos, sabemos que somente ciclovias não resolvem o problema da mobilidade, devemos também cobrar ciclofaixas, mais espaço no trânsito para os ciclistas e principalmente respeito e educação. 

Site da Revista Galileu : http://migre.me/Cxqs

Site com a matéria americana : http://migre.me/Dzry

Site com pesquisa relevante : http://migre.me/Cxs9

  Vejam abaixo algumas reportagens da TV aberta sobre o assunto. Não são recentes, mas de lá para cá a situação não mudou, pelo contrário, piorou. Inclusive a Câmara dos Vereadores de Curitiba vetou verbas orçamentárias para futuras obras de ciclovias e ciclofaixas.

Video de 2008: http://www.youtube.com/watch?v=QCjTc0gl-j0&feature=player_embedded, de 2009: http://www.youtube.com/watch?v=6qA9kr_L0Tw&feature=player_embedded

De bikesul

Nenhum comentário:

Postar um comentário