quinta-feira, 6 de maio de 2010

Joinville fora do ranking das dez melhores cidades do mundo para pedalar

O site askmen.com montou um criterioso ranking com as “cidades amigas dos ciclistas”. O levantamento leva em conta as políticas públicas voltadas para as zicas, o planejamento urbano e a cultura de cada cidade para acolher os ciclistas.
E Joinville, a “Cidade das Bicicletas”, ficou de fora. A única cidade do Brasil citada é Curitiba, que aparece na quarta posição.
Confira o ranking:
1º - Amsterdã, na Holanda
Mais de 40% dos deslocamentos da cidade são feitos de bicicleta. A cidade tem quilômetros e quilômetros de ciclovias, centenas de bicicletas públicas disponíveis para locação, galpões para bikes, sinais de trânsito e corredores específicos para garantir a segurança dos ciclistas.
2º - Copenhage, na Dinamarca
Estima-se que mais de 30% dos trabalhadores da cidade use a bicicleta para se deslocar de casa para as empresas. As ciclovias são longas e seguras, bem separadas das pistas para automóveis, ôniubus e caminhões. Na cidade, há um bairro chamado Christiania, totalmente livre de carros. O sistema de bikes públicas prevê o pagamento, como um aluguel, mas a pessoa recebe a grana de volta no fim do uso.
3º - Bogotá, na Colômbia
A cidade investiu muito no trânsito nos anos 1990. Neste caso, pesou a cultura pró-meio ambiente. Boa parte dos trabalhadores usa o sistema público, principalmente ônibus. Só 13% da população tem carro e, assim, fica tranquilo e seguro pedalar. Uma vez por semana, mais de 70 km de vias públicas são fechadas para o tráfego de automóveis, para que ciclistas, skatistas e corredores possam andar com segurança.
4º - Curitiba, no Brasil
Provavelmente a capital do Paraná tenha entrado na lista pelo histórico de planejamento urbano. A cidade estimula o uso da bicicleta desde os anos 1970(axo que nao hein). Há dezenas de quilômetros de ciclovias(ciclovias para passeio e ciclovias compartilhadas, ou seja, calçada asfaltada) em bom estado ligando os bairros(nem todos) ao Centro. Além da infraestrutura(péssima, em relação a mobilidade da bicicleta), existem grupos e uma comunidade ativista pró-bicicleta bem atuante(atuante na reinvindicaçao, procurando os direitos de possuirem as tais ciclovias e ciclofaixas que dizem ser tao boas, só que nao existem).
5º - Montreal, no Canadá
Foi a primeira cidade da América do Norte a adotar um sistema público de bicicleta. Lá, o sistema se chama Bixi (união das palavras bicicleta e táxi). É um programa de aluguel de bikes. A Prefeitura investiu nos últimos anos mais de US$ 130 milhões para renovar ciclovias e oferecer mais segurança aos ciclistas.
6º - Portland, nos Estados Unidos
É curioso que uma cidade dos Estados Unidos apareça só na sexta posição no ranking. Só em Portland, há quase 500 quilômetros de ciclovias, mais do que a maioria dos Estados brasileiros. A Prefeitura ainda oferece bicicletas aos cidadãos de renda mais baixa. E muito bem equipadas, com capacete, cadeado, bomba para encher pneu, mapas e capas de chuva.
7º - Basiléia, na Suíça
Tem faixas exclusivas para ciclistas na pista esquerda das vias, com sinalização adequada e mapas com as melhores rotas. É uma das poucas cidades que tem ciclovias para o trânsito fora da cidade. Ou seja, mesmo saindo da zona urbana para ir em diração a outras cidades da Suíça, os ciclistas contam com segurança e sinalização. Também tem programas de aluguel de bicicletas.
8º - Barcelona, na Espanha
A cidade tem um contorno viário chamado de “anel verde”, perfeito para as bikes. Desde 2007, quem anda pelo centro pode alugar uma bicicleta. Com um cartão, o usuário pode emprestar uma bike em qualquer um dos 100 postos espalhados pela cidade e devolver em qualquer outro.
9º - Pequim, na China
Como quase tudo na China, o programa de incentivo de bicicletas ganhou impulso nos últimos anos. Mas lá também conta a cultura dos chineses, que lutam bravamente para fugir de congestionamentos. Como a qualidade do ar de Pequim é outro problema urbano, o incentivo ao uso das bikes tem ganhado força nas políticas públicas.
10º - Trondheim, na Noruega
Esta cidade entrou no ranking pelo esforço do poder público. A região é cheia de ladeiras e seria até piada incentivar o uso das bikes. Mas a Prefeitura construiu elevadores para bicicletas - provavelmente a única experiência no mundo. Estima-se que 18% da população use a bicicleta.

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