sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bicicletas com sistema regenerativo

Pesquisadores do MIT, nos EUA, estão adaptando para as bicicletas o sistema regenerativo que já é usado em carros de Fórmula 1 e em veículos elétricos e híbridos.

Esse sistema captura a energia utilizada na frenagem do veículo, liberando-a quando o veículo precisa acelerar, o que aumenta o rendimento e economiza combustível.
Essa tecnologia esta agora disponível também para as bicicletas. Todo o sistema, incluse baterias onde a energia é armazenada, fica encapsulado no cubo da roda traseira. A energia produzida no momento de frear é transformada em energia elétrica e armazenada para acionar um motor elétrico no momento em que o ciclista é mais exigido.
O projeto do equipamento permitirá que ele seja utilizado em praticamente qualquer bicicleta, mesmo naquelas cuja fabricação seja anterior à criação do "cubo inteligente".
O sistema foi desenvolvido dentro do contexto de um projeto de pesquisa que está transformando a vida dos ciclistas na cidade de Copenhague, Dinamarca. Cada bicicleta receberá uma etiqueta eletrônica de identificação que permitirá seu rastreamento e monitoramento dos locais e distâncias percorridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário