quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vida não se barganha

Muita gente adora cachorrinhos e gatinhos fofos. Gostam tanto que até pagam pra tê-los. Se desmancham ao ver aqueles bebês indefesos ali na vitrine do pet shop e não resistem; levam pra casa. Quando eles chegam na nova casa são o centro das atenções, ninguém almoça, ninguém janta, rola briga pra ver quem fica com eles no colo…e as crianças? Essas sim se divertem! Também é lógico, eles foram comprados justamente com o intuito de diverti-las: “ um animalzinho pra você brincar”. E que beleza é ver os novos PROPRIETÁRIOS do ‘ brinquedinho’ comprando ração de primeira e balanceada, caminha, bolinha e tudo que um novo membro da família tem de direito. Ah, e tem o banho também!Ele fica cheirando igual a um bebê.  É um entusiasmo que beira a histería. Situações idênticas à essa acontecem todos os dias na humanidade. O fim dessas histórias são mais idênticos ainda, terminam definidos em uma palavra: abandono. Chega a ser de uma vulgaridade que entendia a quem convive com resgate de animais, tudo previsível demais, cruel demais.
O tempo vai passando, o animal vai crescendo e deixando de parecer um ‘ brinquedinho’criando novas necessidades e interferindo na vida de seu dono.  O que fazer com ele? Absolutamente tudo vira impecílio nessa hora e desesperadamente é preciso pensar num fim pra aquele animal.
Obviamente a solução é se DESFAZER dele. Não dá mais. Vamos dar graças a Deus se a pessoa tentar arranjar adoção pra ele, porque a verdade é que é mais fácil abandonar pelas ruas ou nos abrigos lotados e sem recursos onde dificilmente alguém entra pra adotar algum animal. O pessoal gosta mesmo é de comprar.  Há pessoas que se livram de seus animais sacrificando em veterinários, abandonando em estradas distantes e em caso de mudança abandonando nas casas mesmo.
Animais morrem em depressão de saudade de seus donos. Se negam a comer, se negam a deixar suas casas esperando por eles. Tudo porque suas vidas foram trocadas por dinheiro e seus destinos determinados por pessoas irresponsáveis e perigosas. É dramático sim, e aqui não pude expressar o suficiente todo o horror que é o abandono de animais.
Se você conhece alguém que quer comprar um animal ou dar de presente, tente alertá-la de que um animal vive, no mínimo, 10 anos e necessita de cuidados e responsabilidade. Comprar animais é um crime contra a vida! Adote. Participe das campanhas pelos seus direitos e procure passar isso pra frente!
A adoção responsável é a única maneira de diminuirmos o número de animais nas ruas e até mesmo de acidentes como os com raças consideradas agressivas que vitimam tantas pessoas e animais.
De Vista-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário