quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ciclistas de Curitiba são ameaçados pela polícia com escopeta

Durante a Bicicletada, versão brasileira do movimento mundial Massa Crítica, dia 25 de setembro, em Curitiba, cerca de trinta cicloativistas foram ameaçados pela polícia com uma escopeta e obrigados a abandonar a pedalada conjunta.

É que os ativistas destruíram alguns cartazes de campanha eleitoral ilegais e que poluíam as ruas da cidade. Quatro viaturas iniciaram uma escolta aos ciclistas, que foram parados e abordados com exagero pelos militares.

Foi no momento em que os ativistas impediram a passagem de um carro para ajudar um senhor idoso a atravessar a rua, no Centro Cívico. Os militares sacaram armas sem necessidade e puseram vidas em risco. Ninguém foi preso.

A Bicicletada é a versão brasileira do movimento mundial Massa Crítica, criado em São Francisco, estado norte-americano da Califórnia, em setembro de 1992.

O objetivo é reivindicar o espaço público invadido pelos automóveis e mostrar que a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente nas cidades.

Curitiba, conhecida como Capital Ecológica do Brasil, ironicamente é a cidade brasileira com o maior número de carros por habitante: 1,6. O investimento em infra-estrutura para a circulação de bicicletas também é ínfimo.


 De jornalahoraonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário