quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Arte-reciclagem ganha exposição

Caricaturas, atletas, dançarinos, músicos, casais, figuras inusitadas talhadas em pedaços de madeira se transformam em móbiles, estátuas, ornamentos. É a arte-reciclagem do artista plástico paulista Paulo Leonardo Gonçalves, que expõe “Desenhando nas Nuvens”, exposição montada no Espaço Cultural do Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília).

“Definir uma linguagem através de retalhos de MDF descartados no lixo.” Essa é a primeira frase da descrição do trabalho de Paulo, no blog http://desenhandonasnuvens.blogspot.com. O artista busca através de retalhos descartados no lixo, derivações de imagem. Define e manifesta de uma forma lúdica, troca emoções, através de sua arte. A simplicidade da madeira e a vivacidade das cores dão o tom de cada peça.

A matéria-prima é, basicamente, pedaços de MDF (placa de fibra de madeira) descartados pelo marceneiro, vizinho de Paulo, e que já chegam ao ateliê com um formato essencialmente único: daí a arte de ‘desenhar nas nuvens’. “É como olhar para o céu e tentar descobrir formato de quê cada nuvem tem, depois basta deixar a imaginação fluir e procurar encaixar sua imaginação na peça”, diz Paulo, que garante não mudar a forma dos retalhos que chegam em sua mão.

Descoberta
A técnica surgiu, quando era professor, em São Paulo, e buscava alternativas para que a escassa verba destinada às artes fosse melhor aproveitada e seus alunos pudessem soltar a imaginação. A técnica rendeu ao artista o prêmio “Artesão do Ano”, categoria reciclagem, concedido pela organização da Mega Artesanal 2009.
Fonte: diariodemarilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário