sexta-feira, 23 de julho de 2010

Motoristas são multados por desrespeito aos pedestres

"Excesso de velocidade não é mais a única infração de trânsito flagrada pelos radares de Curitiba. Em 20 dias, 50 motoristas foram multados por parar irregularmente em faixas de pedestre, e outros 416 por avançar em sinal vermelho.
As novas funções dos radares foram ativadas pela Diretoria de Trânsito da Urbs - Urbanização de Curitiba S/A no último dia 3 de julho, em cinco endereços da cidade, aumentando a segurança dos pedestres. Outros dois entraram em funcionamento nesta quarta-feira.
Avanço em sinal vermelho é considerada falta gravíssima pelo Código Nacional de Trânsito, e além da multa de R$ 191,54, o motorista perde sete pontos na carteira de habilitação. No caso da parada em faixa de pedestre, considera infração média, o valor da multa é de R$ 85,13, com quatro pontos na carteira.
"As novas funções dos radares têm como objetivo maior o respeito e a segurança dos pedestres. Infelizmente, a punição é a única forma de alertar alguns motoristas para o respeito às leis de trânsito", diz a diretora de Trânsito da Urbs, Rosangela Battistella.
A função de registro de avanço de sinal e parada na faixa está ativada nos equipamentos instalados em locais de intensa travessia de pedestres, como na avenida Brasília, próximo à rua João Cubas; na Comendador Franco/Avenida das Torres perto do número 7.770 no sentido centro-bairro, e perto do número 7.805 no sentido bairro-centro; na Eduardo Carlos Pereira perto da rua Georgi Elias Dyoub Wassouf; e no cruzamento das ruas Julia Wanderley com Desembargador Motta.
No total, a cidade terá 140 radares de fiscalização de limite de velocidade, e metade deles fiscalizará também avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres. Todos os radares em funcionamento estão aferidos pelo IPEM/INMETRO, e já foram sinalizados .
Três novos radares entraram em funcionamento à zero hora desta quarta-feira (21), passando para 89 o número de locais onde há radares em operação na cidade. Dos três equipamentos, dois registram, além do excesso de velocidade, o avanço de sinal vermelho e a parada em faixa de pedestre.
No caso da fiscalização de limite de velocidade seis radares estão instalados na avenida Comendador Franco (Avenida das Torres) onde o limite de velocidade é de 70km/h; e quatro estão em locais com velocidade limite de 40km - na Sete de Setembro quase esquina com José de Alencar; João Gualberto com rua da Glória; João Gualberto com Luiz Leão; e República Argentina com avenida Água Verde. Os outros radares estão em ruas e avenidas onde o limite de velocidade é de 60km/h.
A relação completa dos endereços onde há radares em funcionamento está disponível no site da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e da Prefeitura de Curitiba."
Fonte: parana-online

Já é um começo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário